Devido ao ritmo de vida cada vez mais alucinante dos pais, muitas crianças e jovens acabam por cair no marasmo e consequente inércia, o que se traduz, na prática, por uma desmotivação pela vida académica, deixando de lado a sua curiosidade nata pelo saber. Visto que é normal que crianças e jovens estejam num percurso ascendente de aquisição de conhecimentos, o desinteresse jamais deveria fazer parte das suas vidas. Esta é a razão da nossa existência. É aqui que queremos intervir, ensinando às crianças e aos jovens de hoje o gosto pelo saber.

       Porque a mente é como um corpo que necessita de exercício, se não a treinarmos desde cedo, a preguiça tomará conta dela e será cada vez mais difícil “apanhar o comboio” para alcançar o conhecimento. Numa espécie de junção de essência e complacência, lutamos pelo equilíbrio de cada aluno/indivíduo, como se de um estado de graça se tratasse!, com o objetivo de lhe proporcionar toda uma panóplia de ferramentas que lhe permitam vencer em todos os seus aspetos da vida. Porque, como dizia Albert Einstein, grande físico Alemão e prémio Nobel da física, conhecido por desenvolver a teoria da relatividade, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, propomo-nos trabalhar nesse sentido, observando também outras capacidades e potencialidades presentes - mas por vezes camufladas - nos alunos que nos procuram, para depois as explorar.                                           

 

Porquê recorrer a um centro de apoio escolar?

 

       Todos sabemos que o sucesso escolar é a grande preocupação no nosso sistema de ensino. Este imperativo parece justificar o facto de, atualmente, ao nível da Educação em geral, ter aumentado de forma significativa a intenção de promover o aprender a aprender. A reduzida taxa de sucesso do ensino básico, aliada ao facto de a escola reivindicar mais do que fornece, exigindo aos alunos comportamentos que não lhes ensina, tais como memorizar, mas não sem antes compreender, ou raciocinar, fazem sobressair um problema que urge solucionar.

       Sabemos que o sucesso escolar depende de inúmeros fatores, nomeadamente os pedagógicos, os afetivos, os intelectuais ou ainda os que se reportam à esfera orgânica do próprio indivíduo. Sendo assim, queremos valorizar o papel do aluno na construção do seu conhecimento, ensinando-lhe estratégias de estudo, que são uma condicionante do seu sucesso escolar.  Por outro lado, o ensino é cada vez menos personalizado, logo as dificuldades vão sendo de dia para dia acrescidas. Mas, actualmente, a sociedade está em permanente mudança, pautando-se por uma elevada quantidade de informação disponível e por um apelo à formação contínua dos indivíduos. As exigências também são maiores. Mais do que nunca, é-nos exigido a polivalência!

       Estudar com êxito afirma-se assim uma tarefa inevitável. Por isso, a par do papel do professor e das suas metodologias de ensino, importa que os alunos tenham um papel ativo neste processo de aprendizagem. (Alguns estudos têm permitido inclusive constatar que o sucesso escolar surge, com maior frequência, entre os estudantes que possuem melhores estratégias de aprendizagem e hábitos de trabalho)

       Parece então consensual que alunos sem métodos de estudo eficazes dificilmente apresentam bons resultados escolares, competindo-nos então a nós, enquanto centro de apoio escolar, ensinar a aprender a aprender, proporcionando ao aluno a aquisição de destrezas e competências que lhes permita realizar com êxito as suas tarefas escolares.

      O Cantinho do Saber compromete-se a adquirir um papel determinante ao fornecer aos alunos em nível do treino de habilidades cognitivas e de estudo adequadas às exigências das aprendizagens escolares. Ao traduzir-se num aumento da autonomia e do rendimento, este treino de estratégias de estudo fornecerá novas fontes de motivação para novas e mais complexas aprendizagens, sentimentos de auto-responsabilização pelos sucessos e fracassos, e hábitos de auto-regulação ao longo da escolaridade.

                                                                          

 Recorrer a um centro de apoio escolar significa que se é um mau aluno?

 

       Não, pelo contrário, quando se procura um centro de apoio escolar deve-se sempre ter em conta que o primeiro objetivo é ajudar o aluno na procura das suas técnicas de estudo, incutindo-lhe o gosto pela indagação num claro caminho para o saber, não e tão-somente aquele saber que nos é pedido nas escolas, mas o saber que abarca tudo ao nosso redor.

      A maior parte dos alunos que chega à Universidade não tem incutido o conceito de pesquisa e auto aprendizagem, facto que se reflecte nos seus resultados académicos. Dar a oportunidade ao aluno de desenvolver desde cedo o seu gosto pela demanda dos saberes é evitar muitas ‘surpresas’ no futuro, assim como fazer com que o seu presente seja mais proveitoso.

      Concluindo, procurar um centro de apoio escolar significa que se quer ajudar o aluno na exploração de todas as suas potencialidades, potencialidades essas que muitas vezes  não estão muito bem visíveis aos olhos do mesmo. Procurar um centro de apoio escolar significa rentabilizar o tempo livre do aluno, ajudando-o a obter melhores notas, para que apreenda que apenas tendo como objectivo alcançar o máximo poderá obter a realização enquanto estudante; ainda que nem sempre o resultado seja o esperado, ao tomar essa atitude, o aluno explora as suas capacidades e melhora o seu intelecto.